sexta-feira, 2 de maio de 2014

Olá amigos investidores da minha blogsfera querida!

Há alguns anos acompanho os blogs de investimento apenas como leitor e raramente dando um pitaco aqui ou ali. Mas eis que, em fim, a circunstâncias da minha vida e a minha vergonha na cara permitiram, finalmente, que eu criasse o meu blog para que pudesse aprender e ensinar sobre investimentos e sobretudo organizar ainda mais as minhas finanças.

O primeiro contato que tive com o mercado de ações foi no início de 2011, quando realizando um estágio supervisionado em uma empresa, um dos meus chefes me falou sobre a bolsa de valores e sobre ações rapidamente. Ele queria me ensinar a mexer com aquilo, mas eu com pé atrás, terminei o estágio e não tive tempo de sugar nada dele. No entanto, curioso como sou, não deixei sair da minha mente o desejo de conhecer aquele mundo desconhecido e que para mim parecia ser a porta para eu me tornar milionário.

Finalizei a minha graduação e fui fazer mestrado (a propósito, fase fudida de grande aprendizado da minha vida). Lá conheci um amigo que coincidentemente "mexia" com o mercado de ações. "Mexia" porque ele não tinha estratégia nenhuma definida, não por ausência de sapiência, mas pela dificuldade em encontrar material pra estudo de qualidade. Ele só havia lido um livro de análise técnica. Peguei o livro com ele, copiei e devorei. O próximo passo era encontrar uma corretora. Eu mal sabia o que era a bendita da corretora. Morava em uma cidade pequena e lá não tinha. Fui procurar então na internet. Eis que encontro a bendita XP em uma cidade a uns 200km da minha, com corretagem "camarada" de R$16 (algo assim) além de cobrar custódia. Perdi dinheiro por não saber analisar ação nenhuma, por estar numa corretora cara e perdi tempo demais vidrado no HB torcendo pra ação cair quando eu vendia ou subisse quado comprava.

Mas eis que um belo dia parei pra pensar. Não é possível, desse jeito eu vou ficar louco e não rico. Se alguém ganha dinheiro com ações eu também posso ganhar. Peguei todo meu dinheiro (que era e ainda é mixaria), coloquei na poupança e fui correr atrás de aprender a dominar a indomada fera que um dia eu esperava me deixar milionário: o mercado de capitais.

Gastei muito tempo até encontrar o meu primeiro oasis de conhecimento no deserto de bullshit que existe sobre mercado de capitais na internet, o site do Leitão em Ação. Lá fiz o curso dele e assim que acabei transferi a minha custódia pra a minha atual corretora. Começava então a minha vida de investidor.

De lá pra cá fazem 2 anos, nos quais li bastante livros, conheci os blogs, a bastter.com e amadureci o meu controle emocional, que hoje considero estar num nível ótimo, contudo, sei que posso melhorá-lo ainda mais.

Acho que é isso pessoal. Talvez esse mês eu faça uma postagem da minha carteira e do meu patrimônio. Mas vou tentar fazê-los de um jeito para não me expor tanto, afinal de contas, vai que alguém bate aqui na porta pedindo um troco....

Abraço

20 comentários:

  1. CI,

    Seja bem vindo à blogosfera!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bem-vindo! Vou aguardar as informações acerca da carteira!

    P.S.: Gentileza retirar a confirmação de palavras dos comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok DH! Irei tentar tirar a confirmação. Estou meio perdido nas configurações do blog mas vou procurar onde posso fazer isso. Valeu por avisar!
      Abraço

      Excluir
  3. Respostas
    1. Fala Cardoso! Não sou trader não, invisto em ações pra o longo prazo. No meu início do mercado de capitais fazia trade, mas parei há muito tempo. E você?

      Excluir
  4. Bem vindo ciclista investidor! Tá adicionado no blogroll.
    E ai anda de GT, Specilized ou Cannondale? kkkk

    http://elenaosurfanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk! Tá por dentro hein sufista. A radicalidade tá na sua veia mesmo! Curte uma trilha? Na verdade não ando em nenhuma delas. Sou pobretão liso. Minha bike é feita, o quadro é Mosso Odissey. Mas subo até parede, o que falta de bike sobra em gás e perna! Abraço e apareça! E aí, qual a adrenalina do cara quando pega um túnel? Deve ser muito louco hein??

      Excluir
    2. Haha, um dia eu pego minha Specialized Stumpjumper, por ora ando de Soul :p...

      Excluir
    3. Cara ainda não tive a oportunidade de pegar um túnel, já peguei mar com condições ideais e que os outros surfistas estavam entubando, mas meu nível de surf não foi suficiente para realizar esse sonho, mas estou treinando.
      O complicado é que nas praias que eu surfo é bem difícil pegar condições ideais para entubar, mas vou fazer umas surftrips para aprender na marra!
      Em relação a bike, eu tenho uma GT aro 29, mas ela anda mais em ciclofaixa que na terra, sou um ciclista calhorda também!

      Excluir
    4. Grande surfista, pega firme nos treinos aí de surf! E cá pra nós, deixa de ser ciclista calhorda cara! Pega uma trilha que você vai ver o que é bom de verdade! Rsrsrsrs

      Abraço

      Excluir
  5. Bem vindo Ciclista!

    Uma trajetória conturbada a sua não é? Que bom que foi persistente e sobreviveu ao deserto de bullshit que as corretoras e os vendedores de métodos espalham pela internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Insano, seja bem vindo a esse humilde blog! Você anda de Soul, mas deve ser uma Soul 900! Tá querendo esconder jogo hein cara! A Specialized é um sonho de muitos fãs de bike e não tô fora disso! Mas vão demorar alguns anos pra adquirir uma dessa, a minha Mosso aro 26 (carinhosamente chamada por mim de Flecha Negra rsrs) ainda acompanha ou deixa umas Specialized da vida com inveja! E você Insano, gosta de umas trilhas ou é como nosso amigo Surfista, só passeia no asfalto?

      Quanto à minha vida conturbada no início da minha vida como investidor, acredito que muitos investidores pessoa física no Brasil passaram ou passam pelas dificuldades de encontrar fonte de conhecimento de qualidade. Acredito que a BOVESPA, que tem grande interesse que o o número de investidores aumente, pouco faz para disseminar conhecimento de qualidade a fim de desmitificar a idéia de que a bolsa de valores é só para milionários ou que esse mercado é muito arriscado e é mais fácil perder do que ganhar dinheiro. Em breve pretendo fazer um post sobre esse assunto.
      E o o início da sua vida como investidor II, foi difícil?

      Excluir
  6. Seja bem-vindo :)

    Ninguém costuma começar bem nessa vida de ganhar dinheiro -.-

    Mas o importante é persistir e seguir em frente estudando e aprendendo sempre :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MB!
      Seja bem vinda!
      Mulheres interessadas em finanças e educação financeira parece ser algo raro, pelo menos na minha experiência de blogsfera e de Bastters.com. Parabéns pela iniciativa. Visitei o seu blog e vi que o seu início é parece ser ainda mais conturbado que o meu, mas você tem ainda mais mérito por se encontrar numa situação ainda mais difícil. Continue firme no seu plano, tenha disciplina, estude bastante e trabalhe muito. Com certeza, agindo dessa forma, mais cedo ou mais tarde a sua vida financeira irá entrar nos eixos.
      Apareça sempre que possível!

      Excluir
    2. obrigada pelos elogios e pela visita :)

      Excluir
  7. Olá Ciclista Investidor - seja bem vindo a blogosfera. Que bom que você foi persistente e conseguiu superar um inicio conturbado.

    Já te adicionei lá no Executivo Pobre.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa e seja bem vindo Ciclista!
    Ainda bem que você amadureceu antes de ser traumatizado pelo modo errado de pensar sobre a bolsa de valores! Quase entrei na roubada de entrar na XP mas fui salvo a tempo!rs
    É buscando informações e tendo referências boas é que evoluímos no modo de investir!

    Grande abraço

    ResponderExcluir

  9. Do you need Finance? Are you looking for Finance? Are you looking for finance to enlarge your business? We help individuals and companies to obtain finance for business expanding and to setup a new business ranging any amount. Get finance at affordable interest rate of 3%, Do you need this finance for business and to clear your bills? Then send us an email now for more information contact us now via (financialserviceoffer876@gmail.com) whats-App +918929509036 Dr James Eric Finance Pvt Ltd Thanks

    ResponderExcluir